“SER PALHAÇO EM Y POR UM DIA” - A PEDAGOGIA DO PALHAÇO NA EDUCAÇÃO MÉDICA- UMA PROPOSTA VERDADEIRAMENTE PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO.
OBJETIVOS: A atividade “Ser palhaço em Y por um dia” foi proposta pelo Projeto Y, de Riso, Sorriso e Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará fundado há 3 anos, que integra estudantes de medicina, enfermagem e psicologia e cuja atuação abrange visitas semanais à Enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e do Hospital do Câncer do Ceará. Os integrantes do grupo durante as visitas caracterizam-se de “doutores palhaços”, utilizando o lúdico para a transformação da rotina hospitalar, aliviando, dessa forma, o sofrimento dos pacientes internados. O Projeto Y é reconhecido pela “International Federation of Medical Student´s Association (IFMSA)” como base para a criação de projetos a nível nacional (Sociedade Brasileira de Palhaçoterapia) , e a nível internacional (Smile X), de modo a incentivar a fundação de projetos semelhantes, tornando-se referência no Brasil e no mundo. Objetivou-se, então, a partir do “Ser Palhaço em Y por um dia”, promover a apresentação do Projeto Y e sua proposta de relação terapêutica aos demais membros da comunidade acadêmica, através da oportunidade de poderem vivenciar uma visita ao HUWC como se de fato participassem do grupo. Dessa forma, pretendeu-se divulgar a proposta de humanização do projeto, sensibilizando os futuros profissionais de saúde.
METODOLOGIA E RESULTADOS: Divulgou-se edital, a partir do qual selecionaram- se cerca de 30 estudantes de medicina, enfermagem e psicologia da UFC. Realizou-se então uma capacitação, repassando como seria a visita, os devidos cuidados que se deveria ter na mesma, assim como dicas de interação com as crianças, acompanhantes e profissionais de saúde. Finalmente os selecionados foram distribuídos em grupos de 4 juntamente com integrantes oficiais do projeto, a fim de que os mesmos pudessem assessorá-los durante a visita. Cada grupo realizou a visita à Enfermaria do HUWC em um dia da semana diferente. O resultado foi uma ampla aceitação da comunidade acadêmica demonstrada pela participação considerável dos estudantes, bem como o reconhecimento por parte deles da relevância do projeto em suas formações, que pode ser visto no seguinte relato autorizado de uma das participantes da atividade: “Visitar as pessoas hospitalizadas não como médico estudante-futuro-médico, mas como palhaço, nos faz ver as pessoas por outro ângulo, justamente como pessoas que elas são, e não como pacientes, o que acaba refletindo positivamente no médico ou estudante-futuro-médico, e no tratamento que ele dá ao seu paciente e à pessoa que é paciente”.
CONCLUSÃO: A experiência mostrou ser bastante eficaz como proposta pedagógica, visto que desperta nos seus participantes o reconhecimento de que ações concretas na transformação da educação do profissional de saúde ora vivenciada no hospital escola da UFC contribui de forma diferenciada para a humanização da medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário