quarta-feira, 2 de junho de 2010

Resultado da seleção do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde


Um dya.


Esse foi o tempo cedido por cada um para que nós adentrássemos no seu infinito particular. Abriram a porta, nos convidaram para entrar e até disseram ‘sintam-se em casa’. ah! E como nos sentimos.. sentamos no sofá, afrouxamos a calça, roubamos o controle da TV e, com a devida permissão, deliciosamente viajamos sem pressa por caaada um dos canais.. e, até que no fim do dya, na hora do ‘até logo’, parecíamos velhos amigos que há muito tempo não se viam, mas sabiam que chegaria o dia de se (re)encontrar.


Como diria uma amiga, as pessoas especiais acabam se encontrando.. ou melhor, especYaYs. Sim, pois cada um já tem o Y cravado dentro de si, com ou sem nariz, ele já habita em vocês, isso é o que realmente importa, é o que vocês jamais podem deixar que os outros digam o contrário.. Continuem a semear o Y por onde passarem; por onde vocês levarem o seu sorriso, por favor, deixem outros mais.


Escolher os 8 que agora iniciarão sua jornada como drs. Palhaços, enchendo a nossa ‘casa’ de paredes laranjas e travesseiros coloridos de novas e deliciosas gargalhadas, foi um trabalho árduo, por isso a famylya resolveu falar..


Uma filosofia de vida, um ideal, às vezes, nós integrantes do projeto Y, nos esquecemos um pouco da nossa atuação e do papel por nós desenvolvido. Seria um tanto quanto vergonhoso admitir isso perante tantas pessoas que ali nos admiravam, que nos invejam e que tanto se mostravam para poder fazer parte do nosso grupo. Quem somos nós para julgar alguém, nós meros esquecidos. Mas eis que em algum momento, assim meio indeterminado, voltamos ao tempo, lembramos daquela pessoa que um dia esteve naquele lugar, compartilhando os mesmos desejos, um tanto quanto novo, imaturo, mas acreditando ser capaz de mudar o mundo. E ao ouvir de cada um de vocês o interesse pelo projeto, que os fizeram investigar a fundo, olhando Orkut, blog, fotos... nós percebemos que podemos mudar mais do que a realidade hospitalar, podemos, sem saber, mudar a vida de alguém ou pelo menos oferecer a oportunidade pela qual ela ansiava, tendo ainda consciência ou não. Aos incrédulos, que acreditam que a humanidade está perdida, sugiro observar uma seleção do Y. Encontramos almas puras, olhares sinceros e corações abertos. Mais uma vez, perguntamos, como julgar alguém assim. Eu, particularmente, prefiro encarar de outra maneira, não estamos julgando ou avaliando, estamos sendo conquistados, um pouquinho por cada um que sentava a nossa frente. Mas não somos a única maneira de colocar em prática a vontade de que os levou a nos procurar. Mantenham essa vontade viva e busquem uma forma de realizá-la, procurem incessantemente, não desistam, até porque esperamos vocês numa próxima oportunidade, uma fYlosofYa, um Ydeal...
Parabéns a todos.



Carla Oliveira - Dra. Cartola Cambota.



em meio a tantos sentimentos e tanta vontade, eu pude ver em cada um que participou da seleção um palhaço prestes a se libertar ;oD. Fazendo música, trazendo sorrisos, sentindo falta do seu nariz e se conhecendo, durante todo um longo dia, mostrou o Y dentro de vocês. Todos vocês nos desejaram boa sorte para conseguirmos escolher entre tantos candidatos bons, bons não, ÓTIMOS. E ,realmente, foi muito difícil!! Ser Y não é passar na seleção, ser Y é ter essa vontade, essa determinação mesmo quando somos pobres de experiência. É ter a certeza de conseguiremos fazer o que quisermos pela simples vontade de fazê-las.


"Y: Eu sempre preferi o mar, ao céu sabia?

;oD: O mar me assusta um pouco...

Y: Não deveria, é tão simples... É só você não esquecer de respirar...

;oD: Acho que eu não vou esquecer... (Sorri)

Y: Promete que também nunca vai esquecer-se de mim, da gente?

;oD: É mais fácil eu esquecer de respirar.... "

Beta Profice



Humberto Forte - Dr.Azulão ;o).

Domingo foi um dia Y. Dia de brincadeiras, risos, histórias, emoções. Dia de batuques, tapetes, lasanhas, pipoca e violão. Dia de vidas abertas como livros a ser folheados por pessoas, até segundos atrás, desconhecidas. Vidas com sonhos, segredos, medos, ambições e pensamentos tão diferentes, tão únicos. Tudo ali, exposto e na esperança de se tornar Y. Foi um dia difícil. Como julgar pessoas? Julgar? Julgar não, avaliar! E como avaliá-las se elas estavam alí, se expondo, querendo ser Y. Como podemos acabar com sonhos de quem sonha em semear sonhos? Não, os sonhos não se acabarão, porque vimos dentro de muitos um palhaço esperando apenas pelo seu nariz, um sorriso esperando ser sorrido, vimos Ypsilonianos disfarçados em todo canto. Depois de horas lendo redações e currículos incríveis, pensando, discutindo e conversando, escolhemos os 8 novos integrantes do projeto.


PARABÉÉÉÉÉNS E SEJAM MUIIIITO BEM VINDOS A NOSSA FAMYLIA. :o)



Fernando Klein - Dr. Leitão


Desejo a todos vcs um bom regador...


30 de maio de 2010 foi um Lyndo dya, e tudo por que queriam fazê-lo. Durante toda a manhã vimos demonstrações de equilíbrio, garra (mesmo sob sol escaldante), uma flauta muuuuuito doce, uma gaita envolvente, Mickey q o diga, performances eeespetaculares. Foi uma pena o Peter Pan ter tido dor de barriga, esperamos q ele não desista do seu ser Y, mas chooorando se foi quem um dia só me fez chorar aa, chorando se foi e um dia esperamos voltar!
Presenciamos características que não cabiam nos curryculos, temos muito mais combustível para mover nossos sonhos, renovamos nossa energia com tanta animação e ficamos até curiosos com um certo “projeto Z”.
Obrigada a todos que ajudaram a construir esse Dya lyndo!
Aos novos Ynianos, declaro-vos os novos gurgulhinhos, sejam Bem Vyndos!

... para que cultivem direitinho o Y dentro de cada um!


Comprymydos bem apertados

Andreza Liara - Dra. Ameba


é 1, é 2, é 3 e jáaaaaaaaaa!

E foi assim que, em uma tarde do dia 30 de maio, o passado se fez presente. Como já diria o poeta, salvo algumas alterações, o passado deixa marcas que não dá pra apagar, sei que aí dentro... opa! O que interessa mesmo é que foi através dos olhinhos brilhantes; das mãozinhas nervosas, uma agarrada à outra, a esquerda segurando a direita, a direita segurando a esquerda, e dos dedinhos, às vezes tão falantes quanto algumas bocas, dançando no ar e tentando nos mostrar o tamanho do desejo de fazer parte do nosso time, que eu me reconheci ali, naquela cadeira, num passado nem tão distante assim. Mas, mas, mas, o mais fantástico de tudo isso é que, unindo o meu passado com o presente de vocês, eu pude sentir a maravilha de ter nossos corações batendo em um só compasso e ansiando por um mesmo desejo: fazer do mundo um Y do Y que há em nós. Ultrapassando os limites dos parabéns, o que devo mesmo a vocês é um muito obrigada pela confiança e, principalmente, pela renovação proporcionada naquele domingo. Valeu, galera!!

Rebeca Castro - Drª Pipoca


As únicas palavras que se apresentam pra mim no momento são de gratidão. Desejo "do fundo do mais fundo" que há em mim ( =D ) que cada um dos que tiveram a coragem de abrir-se e mostrar-se dessa forma possa se sentir orgulhoso de si. Mais ou menos certos e mais ou menos temerosos pelo que poderia vir a acontecer, os que ESCOLHERAM participar desse "intensivo" de vivências e contato que é nossa seleção, merecem minha profunda admiração. Querer entrar no Projeto Y é identificar- se com o que ele possui de mais belo. É optar, dentro do universo acadêmico, por algo maior que "bolsas" ou atividades extras no currículo. É acreditar na força que o contato, a entrega, e o amor têm de transformar os ambientes em que existem humanos. Acreditar na magia, no indescritível, no transcendente que se apresenta nas relações humanas. É acreditar na possibilidade de serviços de saúde mais humanizados, o que pra mim é na verdade perceber os que sofrem como pessoas, em toda a completude que tal palavra pode expressar. Completude a qual devemos reverenciar e tentar aprender algo com. Completude que se faz simples no entendimento de que somos todos iguais. E se "só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos", que os que fazem parte da nossa família Y, integrantes ou não, possam continuar levando aos que os rodeiam e dando a si - próprios a oportunidade de "ser o que se é", portanto, possam continuar amando.
Obrigado por me ensinarem tanto,


Humberto Miná - Dr. Birimbelo



Tem uma coisa que acontece no coração da gente quando ele bate em Y. É como se ele batesse em canção, batesse crescendo até quase sair do peito, é como se ele quisesse sair da gente e se entregar pro mundo, pro mundo inteiro, pro mundo de cada pessoa ao nosso redor. Tem uma coisa que acontece na alma da gente quando nos vemos cercados de Y, é como abrir a janela e deixar o ar entrar, fica tudo renovado, tudo fresquinho, tudo pronto pra acontecer. Foi assim que eu me senti um tempinho atrás, quando eu mal sabia o que era Medicina, mas já sabia o que era Y – éramos nós, todos aqueles candidatos que conversavam e riam como amigos de sempre, tendo acabado de se conhecer. E são vocês, todos vocês, seu samba de roda, sua risada, seus pés na grama. São todos vocês, mas então restaram 8, porque tem que ser assim, mas o sentimento dura, não dura? Pra canção continuar, pro mundo se renovar o tempo todo, o sentimento dura em todos nós.

Aos aprovados, mal posso esperar para vê-los todos, oficializados, apertadinhos com a gente naquela salinha da esquina, multicolorida como o grupo que suas paredes guardarão. Lá, entre tintas e narizes, nos encontraremos. Sintam-se em casa, tirem os sapatos, fiquem à vontade: nosso lar acaba de ganhar mais oito moradores! De todo o meu coração, sejam muito bem-vindos :o)

“Fundamental é mesmo o amor – é impossível ser feliz sozinho”.

Paytrix - Dra. Patolyna




Eu ganhei um domingo. Tinha mil e uma coisas pra fazer, mas resolvi ficar o domingo todo, mesmo não participando da seleção, pois o Y tem disso, tem essa magia de fazer a gente esquecer do tempo e apenas aproveitar o que lhe é ofertado ali e agora. Cada pessoa com seu jeito singular, suas mirabolantes histórias e seu jeito colorYdo de ver o mundo me ensinaram muitas coisas e me senti renovada depois que vocês deixaram, cada um ao seu jeito, um pedacinho de si em mim.
Aos que não conseguiram dessa vez, não desistam e continuem regando essa plantYnha dentro de vocês; Aos que foram aprovados, bem-vyndos à famylya e apenas se deixem apaYxonar
.


Limão - Dra. Limão


Quero dizer um graande "muito obrigada" a todos que participaram da seleção por nos deixar mergulhar assim na intimidade de cada um. Obrigada por nos deixar ver aquele brilhinho nos olhos que ja fez e faz de vcs todos Y. Agora os nossos brilham mais ainda. Agora me sinto renovada e conectada a todos e cada um de vcs... A vida é mesmo feita de encontros, e esse domingo aconteceram encontros lYYndos! Foi um bYg-Bang! Uma explosão de emoções e sensações em vcs e na gente! BUM! Foi pedacinho de todo mundo pra todo lado! Deu o maior trabalhão pra juntar tudo, viu! Maaas, deu certo! Juntamos tudinho, cada sorriso timido, cada gargalhada barulhenta, todas as lagrimas, os olhinhos brilhantes e piscantes, as gotas de suor derramadas naquele dia quente, os pedacinhhos dos nossos corações, as expressões, as vozes, o violão, a flauta (doce..!), as dancinhas, as mimicas, as pipocas, os picolés, a maquina de costura, os medos, os nervosismos, a dedicação, o empenho, as esperanças, as palavras, e A palavra que sempre termina e começa tudo: o AMOR! Sim! Foi ele o ingrediente que conseguiu grudar tudo isso, e agora fez de nós todos um só Y.Espero que a sementinha do bem tenha ficado plantada no caração de cada um, e ao mesmo tempo tenho certeza que isso aconteceu, posso sentir, agora que somos todos um só. E dessa explosão toda, eis que surge um novo punhado de jovens que teimam em falar a lingua do Y... bem-vindos gurgulhinhos ja querYdos! =)


Ticiana Fernandes - Dra Aspyrina



E agora, aos 8 aprovados, somos nós que dizemos ‘sintam-se em casa!’, ou, no melhor estilo Sílvio Santos em Topa Tudo por Dinheiro,


“a casa é sua,
pode entraaar!
Hey! Hey! Hey Hey Hey!” \o/ \o/
Peguem seus narizes, sentem no colchão e preparem-se que a guerra de travesseiros vai começar!











Aaaaaaaaaaaaaaantes de mais naaaaaaaaaada,
queria mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai, pra.. ^^
Ops! :XX
Tá certoooooooooooo! Sem mais rodeios, vamos ao que interessa! =DDD




Karine de Almeida Aderaldo - Psicologia S1



Larissa Coelho Albertin - Psicologia S1


Natália de Almeida Caminha – Medicina S0


Renata Sá Ferreira Brasileiro - Enfermagem S3


Sarah Gomes Diógenes - Medicina S0


Thiago Costa Maia - Medicina S1


Viviane Teixeira Loiola de Alencar - Medicina S4


Yana Clara Silva Neves - Medicina S3

2 comentários:

Gaby disse...

ooOooooOo naum pude conter aqui as lágrimas de saudades desses querYdos companheYros ... das reunioes e vYsYtas !! FelYz, mto felYz eu to aqui por ver mais uma selecao se concretizando e mais e mais Ys nascendo nesse mundao!! estamos cada vez mais dominando o mundo! Boa sorte aos gurgulhinhos!!! Vcs já me matam de orgulho! :*****

Guilherme M. - Projeto Social Risonhos disse...

Boa sorte aos que passaram, sangue novo sempre trás coisas boas para qualquer projeto. Aos que não entraram, é tentar aprender com cada detalhe que se passou e bola pra frente, muitas vezes esperar mais um tempo até a próxima seleção pode te dar a experiência e a garra que te farão um Y ainda mais maiúsculo!