terça-feira, 9 de julho de 2013

RESULTADO DA SELEÇÃO PROJETO Y (tam dam dam)



Seleção Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde
Resultado Final

Prepara que agora é a hora. Poderosos foram os que sobreviveram a elefantes, rinocerontes, borboletas e (até!) chuvas de meteoros!
Seleção é sempre tempo de acelerar o tic-tac do coração de cada um, de soltar as entranhas de alguns e de pirar a cabeça de outros. Sim, nós nos desculpamos por todos esses abomináveis efeitos colaterais, mas ainda assim agradecemos pela confiança que nos é depositada ao deixar o nosso coração bater no ritmo gostoso de cada um de vocês :) Obrigado mesmo!
Um domingo! Nem tudo se resume a um domingo, mas que belo domingo! Passamos um domingo domingando acerca de dominguezas que apenas os domingadores poderão domingar. 

Nada melhor do que dar voz a cada um desses domYngadores e deixá-los escreverem a música das boas vYndas, embalada pelo tic-tac do meu e do seu coração.
(Leiam tudo, prometo que vale a pena!)

Rapaz, o negócio é intenso! Gosto dessa palavra para definir isso que vivemos nesses domingos de seleção. Do lado de cá, há o esforço constante em olhar, perguntar, ouvir e atentar a tudo que está ao alcance de nossos sentidos, mas o intuito desse investimento não é achar o Ypsiloniano perfeito, ou a pretensão de sermos os melhores juízes, mas é simplesmente não decepcionar a nós mesmos em tarefa tão árdua. E ela é árdua por vários motivos, mas o principal para mim está do lado de lá, de vocês, participantes. A coragem de ir para essa casa desconhecida, cheia de pessoas novas lhe olhando, perguntando, ouvindo, tudo para uma competição (né Angélica?), deve ser aplaudida e honrada. Dividir conosco ideias sobre o contato, a humanização, os objetivos acadêmicos e profissionais, sobre a saúde e a doença, seus sentimentos, impressões, seus defeitos e qualidades exige, seja você mais ou menos tímido, um caminhão cheio de coragem. Qualquer que dissesse: “Armaria NAM, eu não vou me expor assim não...” não estaria de forma alguma errado. Mas não, isso não acontece. Não tenho certeza, mas acho que é porque temos todos algo em comum. Os que procuram este projeto estão justamente procurando um espaço para falar (e por em prática) o contato, a humanização, para compartilhar objetivos, expor e modificar suas opiniões sobre saúde e doença, vida e morte, seus sentimentos, suas peculiaridades. Tudo isso junto, em última instancia, não é nada mais nada menos que nossa vida, nossa vontade de amar, nossa coragem pra fazê-lo. Possuir tudo isso fará a diferença para vocês dentro ou fora do Y. Ao longo da vida profissional seremos chamados a não ter coragem, a não agir como acreditamos e sim como a massa acredita, o professor catedrático falou, o que meu amigo/colega pensa ou o que é mais conveniente. Nessa hora, a coragem de amar e viver terá a chance de falar mais alto, como aconteceu da parte de todos nesse domigo. Vocês gritaram, berraram essa coragem de forma tal que nossa única alternativa foi ficar até duas e pouco da manhã se matando pra fazer o melhor que podíamos. Ainda sim a gente pode errar, não somos perfeitos, mas tivemos a coragem de tentar, coisa que quem entrar hoje no Y vai viver igualzinho daqui a um ano. Por tudo isso, dou meus mais sinceros parabéns a todos os corajosos, sejam estes oficialmente Y ou “””só””” de coração, como eu sou hoje em dia. Muito obrigado por renovar as forças e as crenças desse velho-moço-ex-integrante. Ex-integrante, sim. Ex-Y? Mais uma vez tenho a coragem para responder que não.
Humberto Miná (Dr. Byrimbelo)

Eu pergunto se haverá no futuro um dia como este em que me senti demasiadamente humana - com todas as fragilidades, sentimentos e angústias que a palavra possa denotar.  Foi tão difícil manter-me sentada enquanto a vontade era a de abraçar e acalentar aqueles coraçãozinhos que tanto queriam dizer, mas a boca, por vezes, teimava em travar...
O que será dos casulos, o que será das escassas borboletas que zigue-zagueiam em seu voo singular, por aí, por aculá? A salynha é miúda- ela é de verdade- e por conta disso não tem como ser casulo de tanta borbolefante. Espero que no incerto amanhã vocês possam sentir o que sinto agora, quando sou tocado pela claridade da alma de seres iluminados como vocês, pela chama dos seus olhares – pelos quais me apaixonei.
Uma sala é só mais um compartimento de uma casa. Sala é chão, parede, teto, janela e porta. Lar é onde o sonho e a esperança moram com a gente no mesmo lugar.  Sigamos unidos em esperança e amor, transformando o mundo – ou pequenos mundos- sendo ponte pra quem enfrenta a dor.
E se as novas gerações poderão ver uma luz como esta que atravessa a alma e reacende a chama, elas são privilegiadas, parabéns por isso. Cuidem do Y, cuidem do amor, cuidem da menina dos meus olhos.
Home is wherever I'm with you.
Lise - Drªs Pymentinha e outras mais – especialistas em besteirologia.

2:28 da madrugada, já segunda-feira, e esse é o primeiro momento do dia que eu realmente me vejo sozinha, longe da gritaria e da confunsão que envolve a seleção do Y. Mas a mente transborda, o coração aperta, os sentimentos ainda estão fluindo. Entenda, essa é a minha primeira vez, elas sempre costumam ser difíceis.
Coisa difícil mesmo é apontar, como ditador, e decidir entre um sim e um não, três letras, que hoje tem mais poder que muito palavrão. Mas se tem uma coisa que a gente aprende no y, é que nada é tão fácil assim (”nobody said it was easy..”).  Se o coração é enorme, a salynha é miúda, a burocracia é gigantesca e não da pra passar todo mundo.
Hoje eu me vi nos rostinhos angustiados, no coração apertado, na voz embargada, no nervosismo de entender "do que tanto esse povo tá rindo?", na tensão de tá na frente de uma ruma de gente desconhecida e ter que convencer alguém. E eu sei que não é fácil...
Não ler seu nome lá embaixo, deve doer, deve deixar cair uma lágrima, mas ser Y é mais do que salynha, é mais do que projeto. Se não deu certo,  talvez não fosse o momento, talvez não era a hora e talvez eu saiba que essas palavras são poucas, muito talvez.  Mas lembra que o naryz vermelho está aí, meio tímido, meio desengonçado, mas quem quer ser Y, tem sempre alguma coisa especyal.
À nova geração, minhas boas vindas! Que o rinoceronte e a borboleta ajudem a construir o caminho de vocês, os dois, de mãos dadas. Espero que vocês entendam que amor se escreve mesmo é com y!
Todo o carinho do mundo!
Comprymydos,
Dra. Amora (Lorena Vasconcelos)

Ai ai, a seleção do Y...  a terceira da qual participo, a primeira como Ypsiloniana :o)
Acho que nunca vi tanto sentimento de todos os tipos juntos e misturados em um dia só...acho que nunca vi tanta gente mostrando tanto de si pra pessoas que elas nunca tinham visto na vida...acho que nunca vi tanta gente linda com vontade de propagar por aí o sentimento mais contagiante, mais generoso, mais especial e mais poderoso de todos: O AMOR!

É bem diferente estar desse lado agora, como expectadora de vocês, sem ter aquela ansiedade, aquele frio na barriga (leia-se dor de barriga, claro), aquela tremedeira na mão e no canto da boca que entrega que estou, sim, muito nervosa por estar ali, diante de um monte de gente “espontânea e que sabiam fazer as pessoas soltarem gargalhadas” (pelo menos foi esse o estereótipo que eu criei na minha cabeça). “E se eu não for engraçada?” “E se eu não for quem eles estavam esperando?” “E se eu tiver um piripaque, esquecer de tudo que eu queria falar, e começar a chorar?” Eu já estive aí duas vezes, e sou muito nervosa, então... senti muita coisa mesmo! Mas o pior é esperar o resultado... pense numa agonia, né? Parece tortura psicológica! Ô povo pra demorar! Armaria, nãm! (Pior ainda é ver que a primeira frase do resultado diz que é bom que você leia TODOS os textos antes de ver o nome dos aprovados!! Kkk - confesso que não fiz isso, pulei logo pro resultado final, sou muito ansiosa, mas não conta pra ninguém!) Mas acho que não fiz uma boa escolha... nada se comparou a ver que na primeira vez que eu fiz a seleção, o meu nome não estava lá... Acho que passei por todas as fazes do luto...rsrsrs (hoje eu posso rir, né..pq na hora...chorava feito um bezerro desmamado!) E aí vem as perguntas: onde foi que eu errei? Será que foi porque eu estava muito nervosa? Será que foi porque o meu mico não foi tão engraçado? Será que eles não gostaram de mim? Vai ver que foi naquela hora que eu gaguejei! Acho que minhas qualidades não foram lá essas coisas! Deve ter sido aí que eu errei... E agora? O que vou fazer? Tento no próximo ano de novo? E se eles não gostaram de mim meeesmo? Será que eu tento? Um terapeuta, por favor!!!

Aos que não virem o seu nome nos aprovados, calma! Respira! Pode chorar, vai! É ruim mesmo... mas calma! - Depois de ver o resultado, fui ler os textos... e lembro de uma citação que me fez mudar totalmente de postura. Dizia mais ou menos assim: quem ainda não entrou no Y, é só por falta de espaço na nossa salynha, pois quem faz a seleção, quem acredita no nosso ideal, já é um Ypsiloniano! Portanto, você que acredita no nosso ideal, nos ajude a dominar o mundo com o AMOR! Seja Y em todos os seus atos, todos os dias! - E foi com essa mensagem que eu passei um ano a espera de mais uma seleção, tentando deixar amor em todas as coisas que fazia, com todas as pessoas que encontrava... e cheguei cheia de amor para a minha segunda seleção! E não é que deu certo¿! E aí eu vou refazer o que disse... nada mesmo se comparou a ver o meu nome na lista dos aprovados!!!

É, é difícil estar do lado aí de vocês... mas garanto que desse lado que estou agora também não é nada fácil...é angustiante, é cheio de medos de não ter enxergado vocês com todas as suas qualidades encantadoras... a gente sente um aperto no peito por ter que “escolher” quais serão os “5”..não, acho que cabe mais 2, ou mais 3, ou... ai, gente, passa todo mundo!!! Mas não podemos! :/

Só queria dizer que amei passar esse dia inteiro com todos vocês! Eu ri muito, me emocionei em ver pessoas novas com um brilho tão puro e sincero no olhar, chorei... Queria dizer também que absolutamente todos que estavam presentes, tinham as mesmas chances de passar! Dos mais expansivos aos mais tímidos, dos com milhões de dons e peripécias aos que não tinham nenhum dom teatral/musical/seiláoque especial, os mais emotivos, os chorões, os “aleatórios”...(Sabe aquele estereótipo que falei? Pois é, ele não existe! O que existem são pessoas, cada uma com suas próprias características, seres únicos, que construirão clowns maravilhosos, e diferentes uns dos outros!)

Bom, sei que vocês tão doidos pra ver o resultado final, né... então, pra terminar: aos que não virem seus nomes no fim desses textos, não fiquem desmotivados! Busquem o que vocês querem e lutem por isso! Aos que passaram, parabéns seus lindos! É, é verdade! Vocês agora são do Y! O Projeto mais lindo de todos do mundo inteirinho!!! Podem ter crises de pulos, pinotes e gritos pra acorda o prédio todo!!! Irru!! Nos vemos sexta-feira na NOSSA salynha! :o)

Maria Hortência Ribeiro Gomes
(Dra. Tropycália)
  

Oi gentY! J
Primeiramente, minhas sinceras desculpas por não ter sido possível estar presente nesse dia que foi tão, tão mágico! Queria muito ter observado de perto cada rostinho ansioso, cada brilhinho no olho... É tanto, tanto Y, que conforta o coração. Afinal, vocês bem já devem ter entendido que amor se escreve com Y! E gostaria de agradecer profundamente a todos que acreditam nos nossos ideais, no que fazemos todos os dias! E pra quem não viu seu nome na listinha, minhas sinceras desculpas! Olha, não é justo mesmo! E eu vou entender se você ficar chateado. Mas quero que você entenda mesmo é que não fazer parte do Projeto Y não te impede de exercer o Y que tem aí dentro (que eu sei) em todo minutinho da sua vida!
Aos novos Yntegrantes do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde, meus PARABÉNS!! GRITE, CHORE, RIA, SORRIA J. Pode contar pra mãe, pro pai, pra tia, pro cachorro, manda fazer uma versão do Suricate! Hahahha “Armaria nam, ô negócio difícil de curar é esse naryz vermelho!” :o) SEJAM MUITO BEM-VINDOS! Vocês foram selecionados entre bons candidatos, e são privilegiados! Acabaram de entrar pra uma famílYa que só aumenta, porque ninguém deixa de ser Y! Portanto, se doem, entrem de cabeça, aproveitem essa experiência transformadora que está por vir! A gente se vê na salynha!!
ComprimYdos!!
Joana Thaynara  – Dra Tutti-Frutty


O que dizer dessa seleção do Projeto Y? Como é difícil descrever tantas sensações e sentimentos! São muitas coisas, dentre as que você leu e lerá. Então, pretendo destacar o que está pra além dos nossos olhares e ouvidos atentos procurando Y em cada gesto, da nossa preocupação em saber nas mãos de quem deixaremos o projeto e do seu nervosismo de saber o resultado: A felicidade dos encontros. Que você tenha passado ou não, saiba que foi bom te encontrar. E foi ótimo encontrar seus sonhos, seus amores. E poder enxergar naquele olhar ansioso o “Eu quero ser do Y!”. Feliz.
Em agradecimento vou te contar um segredo. O Y não é só mais uma letra. O Projeto não é só extensão e pesquisa na UFC. Existe nisso tudo algo mágico e transcendente que já mora você. Só pode estar mais ou menos adormecido. Assim sendo, é só querer ser do Y que o Y será seu.
Que você possa continuar sempre valorizando todos os encontros. Gente se encontrando com gente. Que como criança possa sempre se admirar com o mistério que aí existe.
Que o palhaço que você é sempre procure olhar a vida com humor, fugindo das águas escuras do drama extremo. Que seu humor abrace o amor, se tornando a arma mais poderosa do mundo contra a dor na alma.
Aos que não passaram: Nunca largue o Y que é seu. Obrigado por tudo.
Aos que passaram: Parabéns! A gente se vê no aperto da salinha!
Samuel (Dr. Leleu)


Mais é muita emoção, é muito amor, é muita beleza pra muita pra pouca salynha, pra tantos coraçõezinhos com um mesmo lindo sentimento, mudar o mundo! Loucura? Muitos podem apostar que seja mesmo isso... Coisa que parece tão distante, tão difícil.. Mas quando encontramos pessoas, assim, que nem VOCÊS, esse sentimento revigora com mais força e ânimo e é exatamente disso que as crianças estão esperando.. força.. ânimo.. acreditar e nunca desistir!
Não desista desse pensamento, não deixe o tempo atropelar sua vontade louca, acredite!
Para a mais nova geração de Ypsilonianos os meus parabéééns e o mais caloroso e aconchegante comprymido, daqueles assim beeem apertados! A salynha está de portas abertas esperando ansiosamente por vocês! VEEEM GENTY!
 Juliana Benício (Dra. Chaleyrynha)


Cansaço. Depois de todas as risadas e gargalhadas por vocês a nós proporcionadas, e pelas quais eu vos agradeço de todo o coração, cansaço acompanhado de dever cumprido e a duvida de tê-lo cumprido corretamente. Essas são as sensações que me consumem. Com certeza a maior questão que passa pela cabeça de quem quer ser palhaço, ou pelo menos que passava pela minha, é: e quem são eles para julgar quem eu sou?! Não, não me entendam mal. Aqui não questionava e nem questiono a integridade do ser, mas sim a habilidade de se ler não redações, mas as entrelinhas. A capacidade de se ver não a foto, mas o sentimento por trás. A capacidade de interagir não com o corpo, mas como a alma. Como disse a raposa, o essencial é invisível aos olhos. E esse era o meu maior medo, o de não conseguir mostrar o que de realmente em mim importa, e medo de mesmo assim, não ser visto. E agora, do outro lado do quadro, esse medo me retoma: será que estou vendo o que realmente é necessário?! Será que estou deixando passar alguma coisa desse ser?! Acreditem, se a sua angústia é real, a nossa é multiplicada por cada um de vocês, porque cada um nos importa em sua integralidade, tendo que serem vistos em igualdade. E é isso o que nos massacra, o medo de sermos injustos. O medo de cansaço ofuscar a nossa visão e não enxergarmos o que deveríamos. Aqui só gostaria de deixar o nosso, o meu, mais sincero pedido de compreensão. Tentamos fazer o nosso melhor dado o pouco espaço que nos é dado para acomodar tanto amor que nos foi ofertado. Espero termos sido capazes de retribuir à altura. Se por vezes acabamos falhando e com você fomos injustos, nos perdoe, talvez simplesmente não tenhamos sido capazes de enxergar além do ordinário e ver o que em ti era essencial a nós. Aos que teremos a honra de receber ao longo da nossa caminhada nessa ponte da vida, garanto a vocês que antes mesmo de vocês entrarem na salinha, antes mesmo até de conhecermos vocês, nós já estávamos morrendo de saudades e ansiando pelo (re)encontro. Sejam bem vindos. =O)
Z (Dr. Zynho)


E mais uma vez as portas foram abertas! A porta, na verdade, porque a salynha é pequena, gente! E é essa a razão pela qual a lista aqui embaixo não é igual à lista dos inscritos para fazer a primeira fase. Acreditem, a nossa vontade era de abarcar todo mundo e chamar alguns mais para ficarem por cima, porque a gente quer ver o Y crescer! E quando eu falo em Y, eu não estou falando do Projeto Y apenas não! Não precisa ser do projeto para ser ypsilonyano, e isso ficou claro para mim nas redações de vocês. O amor sincero, de graça e que vive apenas para continuar sendo amor estava presente em todas elas. Ver que tem tanta gente com esse sentimento, que pensa igualzYnho à gente, me deixou muito, mas MUITO feliz mesmo. E eu dou PARABÉNS a todos vocês por serem tão diferentes de uma maneira tão legal. J
Aos que lerem seus nomes aqui, sejam muito bem-vindos!  Espero que vocês aproveitem demais o tempo que passarem no Projeto Y! Vocês vão ver que saindo daquelas paredes laranjas (que em breve vão se tornar algum tom estranho de verde), que parecem tão próximas umas das outras, existem pontes incríveis, que vão garantir algumas das suas melhores viagens (só deixando claro que o Projeto Y não apoia o uso de drogas e que este é proibido dentro da salynha). Vejo vocês na sexta!   
Guilherme (Dr. Foca)


Enfim, chegamos ao final de mais uma seleção de novos Ypsilonianos! Parabenizo a todos, TODOS mesmo, que tem essa vontade cravada no coração de amar ao próximo, de levar felicidade, amizade, amor, beijos, abraços e muiitas bolhinhas de sabão. Caminhamos em direção ao Tudo passando pelo Nada, mesmo sabendo que somos loucos assim, vocês aceitaram caminhar com a gente nessa incrível jornada. Eu agradeço por isso! ;D
Porém, nesse momento, não podemos agregar a todos na nossa humilde salynha ( ao contrário do nosso coração  ), desculpa, mas é a nossa realidade! E esse “não” de agora pode se transformar, como tudo na vida, em um “sim” num futuro até próximo.
Parabéééns aos que conseguiram entrar nesse magnífico mundo! Estou muito feliz por poder vivenciar esse mundo com vocês, meus amigos, feliz por saber que terei novos companheiros que descobrirão que AMOR se escreve com Y  \o/
Sejam bem-vindos ;o)
Dr. Caldynho! ( Italo Caldas Silva )


É embriagado de sono, nocauteado de cansaço e afogado em sal de chilitos que eu saio de uma madrugada de domingo e de segunda ao mesmo tempo.
Após uma chuva ininterrupta que durou longas (mas ainda breves) 9 horas de entrevistas, terminei encharcado de sensações, emoções, sentimentos, percepções. Tudo junto não fazia o menor sentido na minha cabeça, mas lá dentro do peito, naquele cantinho que arde, coça e racha espaço entre o coração e um pulmão, tudo era claro e evidente.
Eu vi sim a chama do Y sendo projetada pela voz de cada um – às vezes berrante, outras em um silêncio completamente compreendido pelo lado de cá e às vezes ainda banhada em um choro tão sincero (!), tão belo.
Não me entendam mal pelas chuvas meteóricas. Havia um menino do lado de cá que pedia pela atenção de cada um, que se enxergava em cada um, que se amava em cada um. O menino se encantava com o jogo de corpos que se fazia naquele instante. Corpos que iam e viam, se distanciavam e se reencontravam, abraçavam e piruetavam, agachavam e caíam e amavam e amavam. E é bem isso que vocês me deram ao longo do dia: amor.
Disponho meus mais sinceros agradecimentos aos risos e aos choros, às confissões e aos olhares silenciosos. Foi tudo intenso, verdadeiro, legítimo, motivador, emocionante e todos os outros adjetivos que não consigo verbalizar.
Aos que passaram e sairão do casulo como absurdas rinofanletas, meus parabéns. Dou um abraço apertado e um cheiro no suvaco de amor verdadeiro lá na salynha.
À quem não foi desta vez, posso apenas pedir desculpas. Desculpa por ter uma sala pequena, desculpa por ter de fazer um processo seletivo, desculpa por não ter gritado mais alto pelo seu naryz. Na minha cabeça eu me consolo sabendo que o vermelho do nariz estará ainda assim com você todo dia, em todo lugar.

Bem vYndos à nossa loucura.

Caio Mayrink (Dr. Príncipe e Cia.)


Se engana em quem pensa que a seleção do Y é só “uma procura por novos membros”. Vai muito além. É a oportunidade de conhecer pessoas que querem mostrar uma das suas várias facetas e habilidades que não cabem nos moldes tradicionais acadêmicos, é a oportunidade de ouvir o que várias pessoas pensam sobre o mundo, suas opiniões e seus desejos, é a oportunidade de oferecer um lugar de esperança àquelas que se sentem perdidas em meio a tanta frieza e racionalidade, é a oportunidade de conhecer parte da familYa, que já estava por aí, só faltava ser convidada para um tipo de jantar especial.

Nos é dada a difícil tarefa de selecionar “um Y em potencial”. Como é a cara do Y? Depois dessa seleção, eu afirmo: eu não faço a menor ideia!
O Y tem muitas caras, muitas cores, muitos gostos, muitas opiniões e, claro, muito amor! Ele só não tem muito espaço. Por isso não dá pra chamar todo mundo e colocar ali dentro. A salynha tem um coração de mãe, mas nesse nem sempre cabe mais um. E é com dor no coração e lágrimas nos olhos que não dá pra selecionar todo mundo.
Aos não-selecionados: se o Y existe dentro de vocês, levem aonde for. Nos sorrisos, nos abraços, nos estudos, nas conversas, em tudo. Foi um prazer conhecê-los. E quem sabe posso dizer “até breve”? Outras seleções e oportunidades virão :)

Aos selecionados: sejam muuuuuito bem-vindos! Que o Y seja um lugar em que vocês possam se encontrar, se derramar, se deixar contagiar, se permitir, se deixar conhecer e ser conhecido!
E um pedido: amem. Do fundo do coração bonito de vocês. Principalmente quando acharem que doi, que faz derramar lágrimas , que tira o sono, que preocupa, que faz ficar com raiva. Inevitavelmente quando acharem que estão conseguindo mudar um pouco do mundo, que estão arrancando um sorriso trancado ou dividindo um riso frouxo, que estão distribuindo e recebendo carinho, reconhecimento. Amem, porque tudo isso vale muito a pena.

É como Gabito Nunes diz: “Não adianta, estamos presos em expectativas sonhadoras, em alternativas de uma existência mais doce, numa ligação empática que não se vê todo dia.”
E eu respondo: eu to presa a quem também tem expectativas sonhadoras, que buscam alternativas de tornar a existência mais doce, e a pessoas que, por mais que sejam tão diferentes, conseguem ter uma ligação empática que não se vê todo dia.
E acrescento: home is wherever i’m with You.

Kaká ou Dra Nyna,
tanto fez, como tanto faz.


Aos participantes desta seleção, primeiramente, OBRIGADA!!!! Pois,  “de todos os loucos do mundo”, vocês nos escolheram, acreditaram em nosso trabalho e deixaram florescer, despertar o espírito do NarYzYnho Vermelho em vocês! Aos que, infelizmente, não passaram... NADA DE TRISTEZA, hein?! Continuem acreditando que a sua loucura parece um pouco com a minha”. Não apaguem a faísca que existe ai dentro, a vontade de mudar o mundo, de transmitir amor, de fazer a diferença... O BEM, “sem olhar a quem”!!!
E, aos aprovados...
VÊM QUE VÊM COM TUDO, GENTÊM!!!
Saibam que a PalhaçolândYa é um mundo mágico,  diferente e cheio de surpresas, onde tudo é permitido, desde que seja feito com AMOR e de CORAÇÃO. Aqui, temos risadas (as mais gostosas!), um jeito especial de achar que a vida pode ser maravilhosa, a pureza, a ingenuidade e a maior vontade de DOMINAR O MUNDO!!! Então... Sejam bem-vindos a nossa “Nave louca”!!!
Xêro!!!
Dra. MelekYnha =X;oD


Mais uma seleção. Mais daquela ansiedade, do aperreio de não se sentir capaz de decidir quem deve ou não entrar na salinha, quem pode ou não ir pra palhaçolândia com a gente. Como é que uma coisa tão boa pode causar uma angústia tão grande? Mas aí a gente se derrete com os currículos, as fotos, os textos.. E o coração vai se acalmando. Aí chega o domingo com as lasanhas, os salsitos, os sorrisos, a empolgação, as lágrimas, os olhares, os desafios, as dinâmicas.. E, mais uma vez, a gente vai submergindo nesse mar de amor que se forma.
Se não deu certo dessa vez, saiba que continuaremos por aqui no ano que vem, em mais uma seleção. :) Mas espero que o resultado que esse e-mail carrega não seja determinante pras atitudes de vocês. Pra levar a humanização, o amor e o carinho de dentro de cada um pra todo o resto do mundo, não precisa ter um nariz vermelho nem o rosto pintado. Basta ter dentro de si o espírito que todos passaram o domingo inteirinho demonstrando que já carregam. (Pode parecer cafonice, mas é por aí mesmo!)
Aos novos yntegrantes: sejam muitíssimo bem-vindos à salynha mais linda, apertada, colorida e especial do mundo! Aproveitem cada sorriso, cada abraço e cada segundo de uma das experiências mais bonitas e intensas que a faculdade pode oferecer. Espero poder vysytar com todos! Aconcheguem-se, sejam carne-osso-alma-e-sentimento-tudo-ao-mesmo-tempo. Fiquem à vontade. Vocês já estão em casa.

Natália Caminha – Dra CarreYrinha. :o)


A seleção do Y é mesmo diferente. Desde o começo. Queremos ver vocês como gente, não como números de matrículas. O brilho no olhar de vocês vale mais que todos os cursos que vocês já fizeram. Sorriso ( seja ele de canto de boca, nervoso, pelos olhos, tímido ) vale muito mais que qualquer estágio.
Se a seleção aflora uma quantidade incrível de sentimentos em vocês, imaginem na gente. O coração fica tããão apertadinho. “Como eu vou chegar para a pessoa que compartilha dos meus sonhos e dizer que não tem espaço na salynha para ela?“ . Posso lhes afirmar.. é angustiante. Mas ao mesmo tempo é tão reconforte ver aquele nariz vermelho, tímido em tanta gente. É tão aliviante conhecer pessoas que, assim como a gente, querem mudar o mundo!
Aos que tentaram, Muito Obrigada! Como é bom mergulhar na vida de vocês e compartilhar seus medos, angustias e sonhos. Como é bom dividir uma manhã de dinâmicas e risos com vocês. Em meio a abraços para não serem comidos por tubarões, a olhares nervosos, a corações quase pulando pela boca, a corpos tremendo de nervoso, eu consegui ver tantos narYzes, alguns já vermelhos brilhantes, outros mais tímidos... mas todos lá.
Aos que não passaram... desculpem-nos por não termos conseguido captar o que vocês tentaram mostrar. A salynha é pequena, não cabe todo mundo. Mas acreditem... Y é bem mais que uma letra ou um projeto. Nós não somos do Y, nós somos Y. E não é preciso estar no Y para ser Y. Y é um Ydeal, é uma maneira de vYver. É um olhar carinhoso, é um abraço amigo. Então, permitem o Y de dentro de vocês viver.  Cultivem ele. Amem ele. Vivam ele. E acreditem, nossas portas sempre estarão abertas.
Aos que passaram... BEM VYNDOS! Sintam-se em casa, pois vocês estão. Amem o projeto, cuidem dele. Vocês estão prestes a passar pelos dyas mais apertados ( acreditem, acalentados ) da vida de vocês. Na salynha vocês comprovam que dois corpos ocupam o mesmo lugar (  já descoberto na seleção ), vocês descobrem o poder do amor, vocês descobrem que amor se escreve sim com y! Esperamos ansiosamente vocês sexta-feira.
Aos que selecionaram... eu amo muito cada um de vocês. Obrigada por me fazerem descobrir o melhor e o pior dentro de mim. Obrigada por fazerem parte da minha vida. Obrigada por acreditarem no mesmo Ydeal e lutarem comigo todos os dyas. E nunca se esqueçam.. “ Home is wherever i am with you “.
Um beYjo carinhoso.
SarYnha ( Dra. Zoa )


E aí, e aí? Por onde começar? Não sei, mas acredito que a melhor forma seja agradecendo, agradecendo muito a vocês pela oportunidade de conhecê-los melhor, por terem confiado em nós, por acreditar no Ypsilon e também conseguirem ver o que ele realmente representa pra gente e pro mundo (Sym, o mundo! Quem disse que não?).  E domingo? Domingo foi muito especYal! Poder vê-los se apresentando, tentando descobrir uma forma de chegar ao outro lado do rio, apesar das chuvas de meteoros e dos tapetes se rasgando, procurando um matinho para fazer as necessidades, mulheres parindo, crianças chorando... sim, foi muito divertido! Depois a tensão para as entrevistas.. Fiquei lembrando tanto de quando era eu e do quão nervosa estava. E as entrevistas? Excelentes! Foi muito bom conhecer esses loucos que querem escolher outros loucos por estarem cansados de serem loucos sozinhos (mas não, você nunca vai estar sozYnho), pessoas que transbordam a-y-m-y-o-y-r, que sorriem com os olhinhos, que fazem você se sentir bem apenas por estarem ali, que se emocionam, que nos fazem não conseguir parar de rir por um instante (sim, é muito difícil isso acontecer comigo) e que estavam ali por um único objetivo: mudar o mundo e, se não o for possível, que seja  “apenas” mudar o mundo de alguém(s)!
Aos aprovados: Sejam MUITO bem-vindos e aproveitem, aproveitem e aproveitem MUITO essa oportunidade! Façam o Ypsilon crescer muito, deixem-no ainda mais lindo (se é que é possível) e cresçam muito com ele e com essa famYlYa! A gente costuma entrar achando que ele vai acrescentar algo à nossa vida, mas não imaginamos a diferença que ele realmente faz até que usamos e abusamos dele! :o)
E, pessoal, se não foi dessa vez, não esqueçam que haverão próximas e próximas... Não deixem morrer o Y que já existe SIM dentro de cada um de vocês e nunca desistam dos seus sonhos! E nunca esqueçam que ser Ypsilon não é apenas estar na salynha, mas sim contagiando o mundo com coisas boas, com vibrações positivas e com amor!
Comprymydos,
Anninha. (Dra. Rysadinha)


Antes mesmo dos retratos, relatos e papeis chegarem às minhas mãos, muito fortemente já saltava meu coração. E depois, comigo estavam os anúncios... de que peculiares criaturas estavam sonhando com um novo mundo.
Borboletas! Pequenas e grandes! Zanzavam em meu estômago discrepante! A esperança reluzia mais que diamante! E se eu disser que encontrei alguéms que pensam como eu? Em meu lugar, o que faria? Chamaria para sentar ao lado teu? Eu os convidaria a comigo compartilhar a loucura que é viver e à vida transformar.
Mas o meu banco é pequeno, todo mundo aqui não vai caber. Ainda bem que coração eu tenho e nele podem sim permanecer!

Um abraço de amor da Dra. Caquy :
o) (Nirvana Frances)


Sabe pessoa boa? Sim, boa de amor, de sentimento. Daquelas que lembram os domingos em família, as tardes de sábado com os amigos e brincadeira de criança. Que sorriem com os olhos e que sabem que humanização é muito mais do que uma simples palavra e representa empatia, olho no olho. Sem esquecer daquelas com uma vontade tão grande de fazer o bem, de propagar, de mudar o mundo do outro, que tem uma alma branca, límpida e transparente. Mas tão tão transparente que nos permite, mesmo em meio ao nervosismo de uma entrevista, ver o seu interior radiante, transbordando sentimento. Pois foi esse tipo de pessoa que pude ver em todas as que participaram do nosso processo seletivo. Desde as mais tímidas e belas príncipas protagonistas de comercial de xampu, passando por assovios, TPM, danças desconexas, terapia do pato Donnald, aleatoriedade aleatória e, PRE-PA-RA, cenas chocantes (mas sem vulgarismo, claro). É gratificante por demais passar por esse processo seletivo e encontrar pessoas que confiam no nosso ideal, que nos apóiam. Chega dá uma energia nova. Um ânimo, uma aliviada naquele pensamento “tá tudo perdido”. Muito obrigado por nos permitirem vê-los na sua forma mais verdadeira e profunda. Vocês não sabem o bem que me fizeram.
Aos que passaram, CORRE MININO. Grita, pula, esperneia. Garanto à vocês que terão oportunidade de vivenciar momentos únicos.  Num guento esperar até a próxima reunião para vê-los na salinha, conversar com vocês, conhecê-los ainda mais. Sejam super bem-vindos!
Aos que não passaram, não desanimem de maneira alguma! Desculpem-nos se, em meio ao nervosismo, não percebemos o que realmente queriam nos passar, se não entendemos algo. Vocês tem sim o Y! Continuem o levando e cultivando. E tentem de novo se isso for o que vocês realmente querem. Estamos de braços e corações escancarados.
Aos que selecionaram, obrigado por fazerem parte da minha vida de maneira tão especial e única. Já estou angustiado em ter que sair no final do ano. Mas tenho certeza que os laços feitos aqui perdurarão por muito tempo. Com vocês, é impossível não fazer /movimento primitivo de alegria/
Para terminar, gostaria de compartilhar uma frase que gosto muito e que traduz muito o que quis passar nessa carta
"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade)
Rogério Malveira – Dr. Baby

CHEGA! TÁ BOM! O que tinha pra ser falado já foi dito. Vamos acabar com essa ansiedade ácida que corrói o nosso juízo frouxo!
Os aprovados na seleção do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde são:


Áurea Cristina de Queiroz Castro – Fisioterapia
Elias Silveira de Brito – Fisioterapia
Iara Soares Becco Bezerra – Enfermagem
Mariana Costa Biermann – Psicologia
Francisco Alberto Bessa Filho – Psicologia
Sarah Monteiro Araújo – Psicologia
Camila Pimentel Landim de Almeida – Medicina
Hayssa Falcão de Oliveira – Medicina
Bárbara C. Caúla Sampaio – Medicina
Isabelle Meneses da Ponte - Medicina


Os rinofanletas aprovados devem comparecer à sua primeira reunião nesta sexta-feira (12/06) às 12:30 na Salynha do Projeto Y, no campus do Porangabussu.

Obrigado :o)

Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde.

09 de julho de 2013.

Um comentário:

Anônimo disse...

12/07 povo feio. =0)