terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Sobre reencontros com o palhaço - sem nariz, missas tediosas e santas protetoras dos olhos

Dia 13. Missa de Santa Luzia, padroeira da igreja da jijoca e Santa protetora dos olhos. Os meus olhos, entediados pela repetição monótona de todos aqueles rituais que eu decorei e executei nos meus dias de coroinha, procuravam alguma coisa pra me distrair naquela cerimônia pra qual eu tinha sido arrastado de modo vil e opressor.
Iai, uns três lugares a frente, nos bancos laterais, eu encontro os olhos de um menino que olhava pra mim. Talvez ele só tivesse entediado (afinal,missas comemorativas tendem a demorar muito e até crianças sabem disso) ou talvez ele só tivesse olhando pro cara estranho de rabo de cavalo e óculos redondos. Mas uma mágica de esconder a moeda acabou abrindo as portas pra uns jogos muito doidos que ocuparam- silenciosamente pq as gente não queria ofender a deus- a tediosa missa de nós dois.
Mas doido mesmo foi quando eu percebi uns outros olhinhos olhando pra mim e pra ele enquanto a gente brincava. E umas caras de "quero brincar tambem". Particularmente acho a missa demasiado chata pra crianças, e, se eu fui o anti Cristo mirim ou não hoje a noite, o certo é que olhar pra mim que procurava, da ponta do nariz a sola do sapato, pelo 'alguma-coisa' que o meu primeiro amigo apontava com alarde e urgência, e que provavelmente ia drenar toda a minha vida em instantes, pareceu entreter elas também.
No fim meio que virou um jogo do siso a distância porque a mãe de duas delas brigaram comigo, alegando que eu não devia fazer caretas na missa (MAS EU TAVA SÓ TENTANDO ACHAR A COISA NO MEU NARIZ!). Perdi feio pq eu não conseguia encarar eles sem morrer de dar risada de verdade, pq um deles tinha um jeito muito familiar de entortar a boca e qnts usava uma camisa xadrez colorida de panos passados muito...peculiar.
Até que o Padre interrompeu o sermão que falava algo sobre a Santa Luzia ser levada pra prostibulos com um sonoro "shiu" e as 6 mães (inclusive a minha) botaram suas crianças de castigo. Daí todo mundo volta a prestar atenção na história da santa protetora dos olhos. Ou nem tanto.
O irado é que mesmo depois de tanto tempo sem visitar a missa de hoje foi, de novo, um contato com o meu eu - palhaço. E, de novo, uma oportunidade pra ver que não é só o nariz vermelho que identifica o palhaço. Talvez seja o rabo de cavalo ou a blusa xadrez de pano passado que o meu colega usava. Seja como for, é certo que as crianças conseguem identificar palhaços, mesmo no silêncio de uma missa. mesmo sem narizes.
Talvez fosse o tédio. Talvez fosse as imposições ritualisticas. Talvez deus me atendendo depois de tanto eu rezar pra todos os santos por algo pra me distrair. Seja como for, foi muito bom.
É irado ver o Y no cotidiano. É irado ver o que eu achava ser o poder do nariz, mesmo sem nariz. É irado ver como isso me transforma, na prática (mesmo que me transforme numa má influência pra crianças católicas de jijoca e um inimigo natural das mães beatas e de santas protetoras de olhos). É irado. Mesmo.
E agora boa noite. E amém.

14.12.2014

Mayko - Caju

Nenhum comentário: