quarta-feira, 23 de maio de 2007

PERSONALYDADYS NA SEMANA DE ARTE MÉDICA

Dia: 29/05 (terça) e 01/06 (sexta)
Horário: 12:30 às 14h
Local: CA XII de Maio
Mediadores: Integrantes do Projeto Y e do CA XII de Maio
Biografado: Janusz Korczak “O BOM DOUTOR”
O Projeto Personalidydys trabalhará, adivinhem! personalidades que contribuíram decisivamente para o crescimento humanístico de nossa civilização. A princípio proporemos personalidades médicas, o que não fecha para inserção de indivíduos não-médicos. Começamos a falar superficialmente sobre o que tratará o projeto só para justificar a participação do Projeto Y nessa empreitada. Sendo o Y um projeto que visa enriquecer a visão de mundo dos estudantes da área de saúde sobre a relação médico-paciente, dando exemplos através da relação palhaço-criança das expansões que podemos ter enquanto seres relacionais, nada mais proveitoso para nós do que espalharmos ainda mais exemplos concretos de médicos que lutaram por uma medicina mais digna em termos de doação para o próximo.

Sobre o Janusz Korczak:

"Meu primeiro encontro com a obra de Janusz Korczak (1878-1942), pseudônimo de Henryk Goldshmid, pediatra e educador polonês, deu-se no início dos anos oitenta, motivado pela crítica que alguns pedagogos faziam à amorosidade na educação. Diziam, ironicamente, que "quem sabe, ensina, e quem não sabe, ama". Defendendo uma posição contrária a esse desvio tecnicista, fui buscar argumentos na história da educação. Foi quando entrei em contato mais de perto com a obra de Korzcak que valorizava o papel da afetividade na educação e na construção do conhecimento." Moacir Gadotti*

* Moacir Gadotti, nascido no Brasil em 1941, educador e filósofo, é professor titular da
Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Paulo Freire. É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suiça). Escreveu diversas obras no campo da filosofia da educação, publicadas em várias línguas. Entre elas destacamos: Reading Paulo Freire e Pedagogy of praxis, ambas publicadas pela SUNY Press de New York.

Nenhum comentário: