terça-feira, 10 de setembro de 2013

Primeira Vysyta!



1, 2, 3, 4 despertadores... Todos com frases motivadoras: “ÓIA AS QUIANÇA!”, “ACORDA, PALHAÇO!”, dentre outras. Levantei de um salto, não dei bom dia pra ninguém em casa, pulei no chuveiro e fiquei imitando vozes e ensaiando caretas e repassando mentalmente todas as reflexões poéticas que me haviam sido ensinadas nas capacitações. Organizei minha mochila com a minha roupa de palhaço e dobrei cuidadosamente meu jaleco no braço, tomei um café-da-manhã reforçado e foi aí que o nervosismo me assaltou, “o encontro já havia começado?”, foi um assalto a mão armada mesmo, com direito a estômago revirado, fraqueza nas pernas e uma vontade de desistir e me esconder embaixo das cobertas, me abrigar na segurança da minha cama, mas já era tarde, eu tinha combinado tudo, não podia dar pra trás agora. 
Entrei no carro e coloquei o fone de ouvido no volume máximo e deixei Los Hermanos ocupar cada minúsculo pedacinho da minha mente. Meu pai tagarelava palavras de incentivo, tenho certeza, mas ao tentar fazer leitura labial meu cérebro me traíu e tudo que eu lia eram os versos do Marcelo Camelo, pedi desculpas mentalmente ao meu pai e continuei no meu privado ritual de controle de ansiedade. Ele parou o carro e eu desci, escutei seu emocionado e nervoso “Boa sorte, princesa!”, observei o carro se afastar e então entrei no prédio. “Prédio errado, moça, procure a assistente social.”, foi a primeira coisa que eu ouvi, pronto, a ansiedade me abraçou por completo e deu até um puxão de cabelo em mim só pra implicar. Entrei temerosa na sala da assistente social e falei com um fio de voz: “É o projeto dos palhaços, moça.” E, apesar de nervosa, eu sorri, eu era palhaça e aquilo me deu uma tímida confiança. 
A assistente social me indicou o caminho e fui, ainda um pouco perdida, seguindo a linhazinha amarela no chão que servia de indicação até chegar à Cidade da Criança, o local aonde eu iria me arrumar, chegando lá me arrumei com os outros palhaços. Vesti a roupa enfeitada, o jaleco e pra mim nada mudou, comecei então a minha maquiagem. Não fazia a mínima idéia do que fazer, então resolvi obedecer ao Marcelo Camelo e fiz como o vento, fui fazendo a maquiagem como vinha, sem pensar, rindo com os meus amigos, sem me preocupar e de repente olhei-me no espelho e lá estava ela, Dra. Kakau, mas faltava algo, que era? A bolinha vermelha!! Botei o nariz. Mudei, não sei aonde, não sei como, não sei por quê, mas finalmente a Dra. Kakau conseguia respirar. Não forcei uma voz, não forcei um andar, um jeito de falar ou um jeito de pensar, eu me entreguei a uma personalidade extra que eu tinha escondida no bolso. 
E lá fomos, fazendo hora com o moço sério do corredor, fazendo hora com o moço engraçado da cantina, com o segurança ocupado, com a enfermeira sorridente. Chegamos, finalmente, na enfermaria e fui sem pensar, não parei pra raciocinar se eu podia me jogar no chão, eu me joguei. A menininha corria, eu corri. O menino jogou a pelúcia em mim, fingi ser atacada por um tigre gigantesco e aterrorizante. Não tentei ser palhaça, só de querer ser, eu já era. Mas aí o chefinho ligou, a gente até tentou enrolar, fingi que era malcriada, ignorar o chefinho, mas a vysyta tava pra acabar, não queria que acabasse, mas quando tirei o nariz, foi como tirar uma armadura, a sede me assaltou, o cansaço me invadiu, escutei meu telefone tocar, tinha que me apressar, tirar a maquiagem, trocar de roupa. Bora, bora, galera, 3 minutos!! Cadê o bebedouro? Alguém tem lencinho umedecido? Moça, tem banheiro?  Tô indo, mãe! 
Entrei no carro e parei pra pensar, pensar como eu mesma como já não fazia há horas. Passei alguns segundos para verdadeiramente escutar a pergunta que me tinha sido feita. “E aí, filha? Como foi?” Como foi, pai? Foi melhor do que ir à praia, foi melhor do que tirar um 10 naquela prova difícil, foi como escutar um obrigado silencioso por aquilo que você fez quase que pensando só em si mesmo. Foi como escutar uma risada gostosa depois de uma piada sem graça, como tomar banho no final de um dia corrido, foi como escutar a chuva batendo na janela e abrir um sorriso bobo pra ninguém em particular, foi o abraço gostoso que você dá naquele amigo que você não vê faz tempo. 
Eu agradeci mentalmente por aquela chance de diminuir, mesmo que por uma fração de segundo, aquele peso tão grande que aquelas pessoinhas carregavam, que a moça da cantina carregava, que aquela mãe aflita carregava e que aquela enfermeira irritada carregava também. Agradeci por aquele sorriso puro e sincero do menininho no quarto do final do corredor. Eu era palhaça e mal podia esperar pra ser palhaça de novo. 
Como foi, pai? Eu te digo, foi perfeito. :O)


Dra. Kakau (Mariana Bierrrrrrrmann)

Nenhum comentário: