segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sobre o meu primeiro curso de Clown - Dia 4

Foi o dia mais away, pra mim.
Trabalharam figurinos. Pediram pra levar os nossos. E o nariz.
Ando meio bolado com a Roupa do Caju. Pensei em levar a do Brás, que é o palhaço pra rua, mas não tava comigo. Acabei levando a do Caju. Mesmo insatisfeito.

Falaram sobre o figurino. Sobre valorizar as coisas do nosso próprio corpo e tal. Sobre a mensagem que a gente quer passar. Eu nem sei mais a mensagem que quero passar com a roupa do Caju. No início era pra ser uma coisa meio Infantil. Mas já não penso no Caju como criança. Ele tem no mínimo, algo muito perto de 20 anos. Às vezes a blusa do homem aranha e as meias coloridas fazem eu me sentir meio idiota. Enfim

Deram umas dicas de maquiagem. Eu tava muito perdido. Muito distante. Dificuldade de ficar alí, na hora. Vi a maquiagem da galera. Tive umas ideias legais pra tentar depois. Também fiquei pensando numa roupa diferente. Mas ainda to com o problema da mensagem.

Pra preencher o dia 4, vou escrever coisas que conversamos nos dias anteriores e esqueci de citar.

A Catharina mudou um pouco a minha visão de palhaço. Enquanto a gente discutia ela falou, em alguma lingua que não era português e, pelo visto, nem espanhol, que "o forte do palhaço é o medo". a galera ficou meio confusa com a lingua, e tentou traduzir a palavra que ela usou pra "medo" como "ridículo", "feio" ou essas coisas que eu já ouvia muito, quando falava de palhaço. Ela repetiu mil vezes até todo mundo entender. Não é ridículo. É medo! Parece absurdamente diferente. Mas nem é. O ridículo é só um dos medos. A magia de substituir Medo por Ridículo é que o medo é bem mais abrangente. Medo de gente. Medo de criança. Medo de escuro. Medo de faca. Medo de ficar sozinho. Medo de ficar parado... Medo é um sentimento muito forte. E de uma identificação imediata muito mais forte que o ridículo. Foi um mind blow na hora. Foi irado.

"público!"e "stop" também foram coisas que trabalharam muito com a gente. A potência do olhar e da parada. O efeito cômico disso. Intensidade e velocidade. Coisas que eu já tinha visto muito, com o Allan e com os jogos, mas que a gente acaba esquecendo. No curso a gente viu muito o efeito prático disso. Como só essas duas direções podem transformar lixo em ouro.

A Catharina também falou dos cinco P's do palhaço. Vou registrar aqui:
Poder- Porquê tudo o que você for fazer você tem que fazer com vontade. Com vigor.
Postura- Sobre se portar e lembrar que a imagem corporal transmite muito.
Projeção- Porquê você tem que encaminhas a mensagem pro público, sempre. Projetar a mensagem.
Precisão - Sobre os movimentos serem todos fechados. Nada pela metade. Corte uma nuvem com a precisão que um espadachim cortaria alguém ao meio.
Prazer- Porquê né...?

Mayko - Caju 

Nenhum comentário: