segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Terceiro dia ou Pequenos milagres diuturnos

Quando Bernardo nasceu, dei um beijo nela e fui acompanhá-lo ao aquecedor. Ele estava de olhos bem abertos como nunca havia visto: eu que nunca o havia visto, ele que nunca havia visto qualquer coisa. 

Sempre conduzido de olhos molhados pelo escuro para onde queríamos. Um vórtice o joga no mundo e, de repente, meus grandes olhos a lhe fitar. Ele ainda flutuou a atenção pelo mundo, mas meus grunhidos o faziam voltar para mim. 

Entregue aos meus braços, sem muita escolha senão neles deitar, repousava-o no seio materno para lambuzar sua boca. Ele não tateava para se aconchegar. O corpo inteiro, ele todo, em bloco, voltava a ela. Sua existência despencava na dela. E naquele instante, a dela era a dele. 

Por dias tivemos que entender seu ritmo. O momento certo em que sua vontade casava com nossa ação. Relaxava, então, o choro, e alcançávamos, assim, o semblante sereno. Trocávamos olhares de consenso e paz. 


***

À medida que Bernardo se distancia da mãe parece voltar a me encontrar. Nem sempre é o sorriso que nos une, mas o olhar. Dois olhos enormes olhando meu macaqueado. O que para o João é um riso fácil para ele não funciona. De tudo o que faço, e que não desisto, o riso mais certo é quando o encontro, de repente, ao descer a escada, ou eu cansado, ao voltar do dia. O riso mais certo é quando desisto de fazê-lo rir. 


***

O que fizemos hoje? Não ver e ser conduzido. Não ver e ser chamado. Entregar-se a braços. Despencar. Felicitarmo-nos por enxergar o outro. Encontrarmo-nos num milagre cujo acerto foi não ter acertado nada.

Nenhum comentário: